Em 27 de junho é celebrado o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, setor que é um dos principais aceleradores econômicos do Brasil. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre janeiro e maio de 2023, foram criados 214,4 mil empreendimentos de micro e pequenas empresas, sendo que, em 2022, estes correspondiam a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Também em 2022, o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (IDEAL), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), divulgou que o setor da panificação e confeitaria teve um crescimento de faturamento de R$5,79 bi na comparação entre janeiro e maio de 2021 frente ao mesmo período do ano anterior. Esses dados reforçam não só a potência dos negócios do setor de panificação e confeitaria, mas também a importância do aprimoramento constante para ganhar cada vez mais mercado.
Fernanda Fernandes Cathcarth Amando é formada em gastronomia e hoje atua como chef boulanger, food designer e especialista em panificação e confeitaria. A proprietária da Brioche Crocante, que está há 18 anos no mercado, fez o curso de Panificação Artesanal I no San Francisco Baking Institute de Curitiba (SFBI), e afirma que as técnicas aprendidas, como bases, teorias, explicações sobre matéria-prima, características dos produtos, tipos de pães e outras informações, foram fundamentais para alterar as demandas e, consequentemente, as vendas do empreendimento.
“Eu sempre fui apaixonada por método artesanal, o que entrega ao nosso cliente um produto diferenciado, mas precisava de um curso especializado. Quando soube que teríamos um SFBI no Brasil, não medi esforços e logo me inscrevi. Acredito que fazer investimentos em aprendizados, como o curso do SFBI, em que a gente coloca muito a mão na massa, é de extrema importância para pequenas, médias e grandes empresas, pois assim há verdadeira diferenciação no mercado”, comenta Fernanda.
Além disso, para a chef boulanger, o investimento em ingredientes de qualidade, a melhoria em técnicas culinárias e a diferenciação na oferta de produtos e marketplace também foram fundamentais para o desempenho do negócio.
“Nós temos uma loja física e uma loja delivery e isso faz toda a diferença para o nosso modelo de negócios, já que as pessoas têm opção de ir a um lugar físico ou apenas comer em suas próprias casas, no trabalho ou onde estiverem. Mas, além disso, eu aperfeiçoei técnicas de produtos, como o brioche, que me levaram até a ganhar concursos, por exemplo. Com esse investimento na minha profissão, veio também a quantidade na oferta de produtos e, consequentemente, no aumento do consumo e das vendas. Para ajudar na demanda por produtos artesanais, há dois padeiros focados apenas nesses produtos, sendo que, ao todo, a Brioche Crocante conta com 87 colaboradores entre padeiros, confeiteiros, atendimento, cozinha e outros”, afirma.
Eduardo Freire, sócio e professor do SFBI, reitera que, no setor de panificação e confeitaria, é preciso estar em constante atualização para se destacar, seja nas técnicas ou na qualidade dos ingredientes. “A Brioche Crocante é um ótimo exemplo de como o investimento em aperfeiçoamento e aprendizado são marcantes para a diferenciação no mercado. Não há dúvidas de que a panificação artesanal vai continuar a crescer e, por isso, é importante se preparar o quanto antes”, conclui.
O padeiro e empresário também reforça a estratégica localização do Paraná na escala de panificação nacional. “O Paraná é referência no plantio e processos de moagem do trigo, enquanto Curitiba é reconhecida pela cultura da produção e consumo do pão artesanal, o que atrai diversos empreendedores e empresas para cá para melhorar seus processos”, afirma.
Desde que foi inaugurado, há um ano, o SFBI já recebeu centenas de empreendedores e empresários do setor de panificação para aprimorarem suas técnicas artesanais e diferenciarem seus negócios.